#PorUmMundoMelhor

Sustentix

81% dos portugueses que vão viajar na passagem de ano preferem visitar locais dentro da Europa

Com a passagem de ano cada vez mais próxima, a Escolha do Consumidor realizou um estudo que avalia as tendências de consumo dos portugueses para uma das noites de celebração mais aguardadas. Esta análise identifica as preferências e comportamentos dos consumidores, bem como os custos associados a esta época

escolha do consumidor passagem de ano 11zon
Foto: Escolha do Consumidor

A maior parte dos inquiridos pretende celebrar esta data tão especial na sua própria casa (34%), em casa de familiares (25%) ou em espaços públicos como festas de rua (18%). Já 13% opta por ir para casa de amigos e 8% prefere fazer a festa num hotel ou alojamento local. Apenas 2% refere alternativas como passar a noite a trabalhar ou em iniciativas da igreja

39% dos consumidores conta gastar até 100€ na noite de celebração. Já 6% planeia gastar mais de 500€ e 9% menos de 50€

Viajar para o estrangeiro é o plano de passagem de ano mencionado por 17% dos participantes, especialmente para locais dentro da Europa (81%). África (8%) e América do Sul (6%) são alguns dos destinos que os entrevistados menos escolhem durante este período. Por outro lado, 72% não planeia viajar para o estrangeiro e 11% indica ainda estar indeciso.

Viajar para o estrangeiro é o plano para 17%, no entanto 34% opta por ficar em casa

No que diz respeito aos gastos, a maioria dos consumidores (39%) está a programar-se para ser um pouco mais comedido na noite da passagem de ano e gastar, unicamente, entre 50€ a 100€. Cerca de 25% prevê alocar um orçamento entre 100€ a 250€ e 21% admite gastar entre 250€ a 500€. Há também uma pequena percentagem dos inquiridos que vão gastar mais de 500€ (6%) ou menos de 50€ (9%). Em comparação com o ano passado, a nível de despesas, 43% acredita que vai gastar o mesmo, enquanto 33% dos entrevistados espera gastar menos e 24% planeia gastar mais.

52% dos inquiridos prefere um ambiente animado e com festa, enquanto 48% escolhe algo mais calmo e intimista

De acordo com o estudo, a maioria vai passar esta noite com a sua família ou com amigos e familiares (ambos com 37%). Determinadas pessoas vão estar só com o parceiro ou apenas com amigos (12% nas duas situações). Outras das opções indicadas envolvem estar sozinhos ou com colegas (os dois com 1%). Relativamente ao ambiente para a passagem de ano, os portugueses dividem-se entre um ambiente animado e com festa (52%) e calmo e intimista (48%).

Maior estabilidade financeira (22%), melhorar a saúde (11%) e viajar mais (10%) são algumas das principais metas para 2025

Na noite de Fim de Ano é comum celebrar-se o fecho de um ciclo para dar início a um novo ano cheio de possibilidades. Nesse sentido, a Escolha do Consumidor procurou saber quais são as tradições mais populares, as expectativas e os desejos para 2025, encontrando as mais diversas respostas. Fazer um brinde com champanhe (24%), comer 12 passas à meia-noite (21%) e fazer um pedido para o novo ano (18%) são algumas das tradições mais habituais. Outras das tradições que foram também indicadas incluem: usar roupa nova (13%), vestir uma cor específica (11%) e saltar com o pé direito à meia-noite (6%).

Maior estabilidade financeira está nos planos de 22%, juntamente com melhorar a saúde (11%) e viajar mais (10%). Passar mais tempo com a família e/ou amigos, cuidar da imagem e comprar casa ou um carro são outros dos desejos dos participantes para 2025 (todos com 9%). Respostas menos frequentes apontam mudanças de hábitos, emagrecer ou começar um negócio próprio.

Em destaque

  • All Posts
  • Agricultura
  • Ambiente
  • Análise
  • Biodiversidade
  • Ciência
  • Curiosidades
  • Dinheiro
  • Empresas
  • Entrevista
  • ESG
  • Estudo
  • Finanças
  • Finanças Verdes
  • Inovação
  • Inovação Social
  • Opinião
  • Pessoas
  • Saúde
  • Sem categoria
  • Social
  • Tendências
Receba as notícias diretamente no seu email. Assine a nossa newsletter mensal.
Receba as notícias diretamente no seu email. Assine a nossa newsletter mensal.