Chama-se Citron e vive atualmente na ilha de Pongo, no Parque Natural Doula-Edéa, nos Camarões e a sua imagem de felicidade e carinho a abraçar várias vezes, o seu antigo cuidador; Fiston que leva nas mãos vários cachos de bananas fez furor na Internet, nomeadamente no Instagram através da partilha de um vídeo.
Que pode ver neste link ( não perca!) clique em cima do link e vai ter à página do vídeo:https://www.instagram.com/p/DLSujnaogMQ

"Um abraço que atravessa os anos... Citron reconhece Fiston como seu cuidador, aquele que cuidou dele, o acompanhou e o respeitou", escreve a ONG francesa Papaye Internacional, que atua no regaste e reabilitação de primatas órfãos. Trabalham em três ilhas — Pongo-Songo, Okokong e Yatou, localizadas no rio Sanaga.
"Este chimpanzé, resgatado pela nossa associação, encontrou a liberdade anos atrás na Ilha Pongo.
Nos braços do antigo cuidador, todas as suas memórias, confiança e emoções ressurgem. É impossível permanecer impassível diante de tal cena!", escrevem no seu post do Instagram visivelmente emocionados
A ONG continua: "98% do nosso DNA é compartilhado com chimpanzés, e mesmo assim esses seres extraordinários continuam a ser explorados. Não são animais de circo, de laboratório ou de estimação!!!", afirmam.
O post refere ainda: "Todos os dias, trabalhamos para lhes oferecer um futuro digno, livre e respeitoso.
Um futuro onde os bebés chimpanzés não serão mais roubados da sua infância. Um futuro onde nunca esqueceremos que reconhecer a humanidade nos outros também é o início da nossa própria humanidade".
