Como diz o ditado há mais marés do que marinheiros e o Peixe-bolha é exemplo disso. Sofreu de bullying toda a sua vida, mas eis que em 2025 arrecada a medalha de ouro como peixe do ano
Em 2013, o peixe-bolha (Psychrolutes marcidus) recebeu o título de “animal mais feio do mundo”, mas a vida dá muitas voltas e numa votação realizada pela Moutains to Sea Conservation Trust, que tem como objetivo familiarizar os neozelandeses com a variedade de peixes dos seus ecossistemas, aumentando a consciencialização de proteção do habitat marinho, acabou por arrecadar o título de “Peixe do ano”, em 2025.
Assim à primeira vista parece uma personagem famosa da Guerra das Estrelas, o Jabba the Hutt, uma personagem fictícia que também parece uma gigante bolha de pele. Este gangster alienígena e com formato de lesma era verde e muitas vezes também foi comparado com um sapo gigante, mas esse nunca ganhou nenhum prémio do ano.
Mas voltando ao Peixe-bolha, “mais de dez mil neozelandeses visitaram o site para aprender sobre peixes de água doce e marinhos que chamam às nossas águas de lar”, afiram Kim diz Jones representante da organização, em comunicado. “Estamos absolutamente entusiasmados com o facto de os neozelandeses se terem interessado tanto pelos nossos peixes nativos e pelos desafios de conservação que os afetam.” Até porque segundo o organizador muitos dos peixes não existem em mais lugar nenhum do mundo. Com as mudanças climáticas e a pressão sobre os cursos de água muitas espécies podem desaparecer para sempre.
Num comunicado enviado pela Moutains to Sea Conservation Trust, o concurso anual Peixe do Ano 2025 teve um final renhido, com os rivais do mar profundo, orange roughy (olho-de-vidro) e blobfish (Peixe-bolha) a degladiarem até ao último minuto. O Peixe-bolha saiu vitorioso por quase 300 votos

O rival, que arrecadou o segundo lugar
“Nós e o povo da Nova Zelândia estávamos fartos de ver os outros peixes a serem os protagonistas. O Peixe-bolha estava pacientemente sentado no fundo do oceano, de boca aberta, à espera que o próximo molusco aparecesse para o comer. Foi vítima de bullying durante toda a sua vida e nós pensámos: ‘chega, está na altura de ter o seu momento ao sol’, e que momento glorioso!”, dizem os anfitriões da More FM Drive, Sarah e Flynny.
Conhecido pela cara infeliz e disposição decididamente mole quando retirado das profundezas, os neozelandeses mostraram acreditar que afinal o Peixe-bolha também é bonito. O codiretor do Mountains to Sea Conservation Trust, Kim Jones, diz que foi “uma batalha dos miosótis das profundezas. Uma guerra de duas criaturas peculiares das profundezas do mar, com a beleza não convencional do Peixe-bolha a ajudar os eleitores a ultrapassar a linha”.
O Peixe do Ano fez furor em todo o país
Mais de 5.583 neozelandeses votaram no Peixe do Ano 2025, contra 1.021 em 2024. Este peixe com um corpo gelatinoso — sem bexiga natatória, esqueleto, músculos ou escamas e com uma densidade pouco menor do que a água, fazendo-o flutuar sem gastar muita energia em profundidades entre 600 a 1200 metros, acabou por levar a medalha de ouro. Além disso, fica imóvel no fundo do mar à espera que a refeição lhe chegue, neste caso crustáceos, moluscos e ouriços. As fêmeas podem colocar até 100 mil ovos de uma única vez. Colocam-nos sobre as rochas no topo de plataformas oceânicas profundas, onde a água é mais quente, depois ficam a vigiar até que estes eclodam. Estima-se que possa viver 130 anos.
Desafios de conservação: longe da vista, mas cada vez mais visíveis
Dos dez peixes nomeados para o prémio “Peixe do Ano”, nove são considerados vulneráveis pelos grupos de conservação, incluindo o Peixe-bolha.
“De certa forma, foi apropriado que o Peixe-bolha e o olho-de-vidro laranja estivessem próximos no final. Ambos vivem em ambientes marinhos profundos perto da Nova Zelândia e o Peixe-bolha é muitas vezes capturado acidentalmente durante a pesca de arrasto de fundo do olho-de-vidro laranja”, afirma Jones.
“Embora o seu estado de conservação exato seja desconhecido, as populações de olho-de-vidro laranja também estão em dificuldades. Uma gestão cuidadosa do olho-de-vidro laranja e do seu habitat também beneficiará o Peixe-bolha.”
Peixe do Ano 2025 – Dez peixes mais votados
Peixe-borboleta – 1286 votos
Olho-de-vidro laranja – 1009 votos
Enguia-olhuda / Atum – 646 votos
Tubarão-baleia – 596 votos
Cavalo marinho de barriga grande / Manaia – 386 votos
Tubarão branco / Mangō taniwha – 344 votos
Lampreia / Piharau – 312 votos
Raia-de-rabo-espinhoso / Whai rahi – 284 votos
Tubarão-frade / Reremai – 280 votos
Bacalhau azul / Rāwaru – 260 votos