ZERO entrega simbolicamente cartão com casa degradada à ADENE para reforçar urgência das renovações habitacionais e combate à pobreza energética

A ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável realizou hoje, na manhã de dia 9 de maio, uma ação simbólica no âmbito da campanha “Casa Quente para Toda a Gente”, com a entrega de um cartão interativo representando uma casa degradada à ADENE – Agência para a Energia, enquanto representante do Observatório Nacional da Pobreza Energética – fotos ilustrativas do momento disponíveis aqui.
Pela ADENE: Bruno Veloso (Vice-presidente do Conselho de Administração), Rita Gomes Varela (Técnica Especialista em Transição Energética e da equipa do Observatório Nacional da Pobreza Energética) e Sara Rivera (Diretora da Unidade de Marketing e Comunicação);
Pela ZERO: Islene Façanha e Natasha van Doorn (analistas de políticas Clima-Energia).
Esta iniciativa decorre num contexto particularmente preocupante em Portugal, onde a pobreza energética continua a afetar estruturalmente centenas de milhares de famílias. De acordo com estimativas, entre 1,8 e 3 milhões de pessoas vivem em situação de pobreza energética, sendo que entre 609 mil e 660 mil enfrentam condições de pobreza energética severa.
Dados recentes apontam que 20,8% da população portuguesa, em 2023, vivia em agregados sem capacidade financeira para manter a casa confortavelmente quente no inverno, um agravamento face aos 17,5% registados em 2022. Portugal continua, assim, entre os cinco países da União Europeia com maiores dificuldades neste indicador, com valores quase o dobro da média europeia (9,3%). Para além disso, 21,6% das pessoas relatam sentir frio no inverno por razões que não são exclusivamente financeiras e 38,3% referem que as suas casas não são adequadamente frescas no verão, refletindo um parque edificado obsoleto e ineficiente, incapaz de garantir conforto térmico básico.
Uma ação com impacto visual e político
Neste cenário, a campanha “Casa Quente para Toda a Gente”, desenvolvida pela ZERO, adotou uma abordagem inovadora: a entrega de um cartão interativo com uma casa degradada, que ao longo do ano irá receber autocolantes com soluções de eficiência energética – como painéis solares, janelas eficientes e isolamento térmico, incentivando a ADENE e o Observatório Nacional da Pobreza Energética a “renovar”, simbolicamente, esta habitação.
A iniciativa pretende manter o tema da pobreza energética e das renovações habitacionais na agenda política, reforçar o papel do Observatório Nacional da Pobreza Energética e recordar os benefícios de uma transição energética justa: faturas mais baixas, mais conforto e saúde nas habitações, e menor impacto ambiental.
Esta ação insere-se num período crucial de debate sobre políticas públicas, com análises e contributos em curso para o Plano Nacional de Combate à Pobreza Energética, o desenvolvimento do Plano Social para o Clima, e a transposição das diretivas europeias da Eficiência Energética (EED) e do Desempenho Energético dos Edifícios (EPBD), que serão essenciais para garantir avanços estruturais no combate à pobreza energética em Portugal.
Porque investir em casas eficientes é investir no futuro, esta ação pretende ser um lembrete visual e concreto de que não podemos esquecer as pessoas e suas casas.