A FactsCRICIS, organismo que coordena a resposta europeia de verificação de factos em crises climáticas, lançou a plataforma ClimateFactsEurope, uma nova base de dados sobre desinformação climática, revelou a ‘European Fact-checking Standards Network’ (EFCSN) no seu ‘site’.
A nova plataforma reúne factos sobre o clima de 25 organizações de verificação de factos da Europa, tendo como objetivo “apoiar os verificadores de factos a identificar e desmascarar campanhas de desinformação relacionadas com as alterações climáticas e outras crises”, lê-se na informação disponibilizada pela EFCSN, na quinta-feira.
“O banco de dados baseia-se em artigos de organizações de verificação de factos de 15 países europeus, representando uma iniciativa inovadora para combater a desinformação climática que cruza fronteiras na Europa.”
O novo ‘site’ irá colecionar e categorizar as verificações de factos das organizações, fornecendo uma forma direta de acesso à audiência, permitindo, assim, que “o público europeu se mantenha informado sobre as atuais narrativas de desinformação climática”.
O ClimateFactsEurope faz parte do pacote de recursos da FactsCRICIS, que também fornece ferramentas de inteligência artificial e recursos especializados para ajudar os verificadores de factos que trabalham desinformação sobre o clima.
O projeto conta com o cofinanciamento da União Europeia (UE) e insere-se no projeto FactCRICIS/EuroClimateCheck da EFCSN.
LUSA