O Jardim Zoológico e Jardim Botânico de Oklahoma City anunciou o nascimento de um novo exemplar de uma das espécies de primatas mais ameaçadas do mundo: o Langur-de-françois. O bebé, ainda sem nome, nasceu no domingo, 8 de setembro, no habitat “Sanctuary Asia” do zoo.

Este é o segundo nascimento desta espécie no espaço de dois anos. Os orgulhosos progenitores, Pam e Ripley, já tinham dado as boas-vindas à sua primeira cria, Fera, em 2024.
Originários das florestas da China e do Vietname, os Langur-de-françois pertencem a uma espécie de macacos do Velho Mundo classificada como em perigo pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). Estima-se que a população selvagem conte atualmente com apenas entre 2.000 e 2.100 indivíduos, uma redução de quase 50% nas últimas quatro décadas.
“Cada nascimento é motivo de celebração, mas para os conservacionistas este tem um significado especial”, afirmou Dwight Lawson, diretor executivo e CEO do Jardim Zoológico de Oklahoma City em comunicado. “Com uma população tão reduzida, é ainda mais importante sensibilizar o público para a situação dos Francois langurs e proteger o seu habitat natural.”
Pam e Ripley chegaram ao zoo em 2021 no âmbito de um programa de reprodução recomendado pelo Species Survival Plan®, coordenado pela Associação de Zoos e Aquários (AZA). A caça e a destruição do habitat são as principais ameaças à sobrevivência destes primatas, cuja dieta é predominantemente composta por folhas, complementada com frutos, sementes e raízes.
Os Francois langurs adultos distinguem-se pelo pelo preto sedoso e pelas faixas brancas que se estendem desde a boca até às orelhas, lembrando patilhas. O seu sobrolho proeminente dá-lhes uma expressão de constante surpresa. Curiosamente, os bebés nascem com um pelo laranja-vivo, que vai escurecendo até se tornar negro durante o primeiro ano de vida.
“Estamos encantados por receber um novo membro na nossa família de Francois langurs! Sendo uma espécie em perigo, este nascimento é extremamente importante para o zoo e para a nossa equipa de primatologia”, explicou Shannon Charles-Ray, curadora de primatas do zoológico. “Acompanhámos de perto a gravidez da Pam através de ecografias, e foi uma experiência muito positiva para toda a equipa. A Fera está a adaptar-se muito bem ao papel de irmã mais velha e a família encontra-se em excelente forma.”
Diferente da irmã mais velha, que nasceu com apenas a cabeça alaranjada, o novo bebé apresenta o corpo totalmente coberto de pelo laranja. Poucos dias após o nascimento, juntou-se já ao resto da família no espaço exterior do seu habitat, no Sanctuary Asia.
O nome da espécie homenageia Auguste François, cônsul francês em Lungchow, sul da China, que foi o primeiro a observar grupos destes macacos nas margens rochosas entre Nanning e Kuohua.
O Jardim Zoológico de Oklahoma City está aberto diariamente das 9h00 às 17h00, com última entrada às 16h00. Os bilhetes podem ser adquiridos antecipadamente em okczoo.org/tickets. Situado na confluência das autoestradas I-44 e I-35, o zoo é membro da Associação de Zoos e Aquários, da Aliança Americana de Museus e do Adventure District de Oklahoma City.


