Duas organizações ambientais de peso, a Friends of the Everglades e o Center for Biological Diversity, avançaram com uma ação judicial no Tribunal Distrital dos EUA para travar a construção de um gigantesco centro de detenção no coração dos Everglades, no estado da Florida. A proposta, descrita como “imprudente” e “cruel”, prevê a criação de um complexo para confinar até 5.000 pessoas detidas em operações de imigração.
O processo foi movido contra o Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS), o Serviço de Imigração e Controlo de Alfândegas (ICE), a Divisão de Gestão de Emergências da Florida e o Condado de Miami-Dade. A organização Friends of the Everglades está a ser representada judicialmente pela firma Earthjustice, assim como pelos advogados Scott Hiaasen e Paul Schwiep.
Impactos ambientais devastadores
O local escolhido para o centro de detenção é o Aeroporto de Treino e Transição Dade-Collier, uma instalação remota situada a cerca de duas horas a oeste de Miami. Mais de 96% da área é composta por zonas húmidas, rodeadas pela Big Cypress National Preserve, servindo de habitat a espécies emblemáticas e ameaçadas, como a pantera da Florida.
“O local é habitat da pantera da Florida e de outras espécies icónicas. Este plano não é apenas cruel — representa uma ameaça existencial para o ecossistema dos Everglades, que os contribuintes têm protegido com investimentos de milhares de milhões de dólares,” afirmou Eve Samples, diretora executiva da Friends of the Everglades. “Esta organização foi fundada por Marjory Stoneman Douglas, em 1969, precisamente para impedir o desenvolvimento nocivo neste mesmo local. Cinquenta e seis anos depois, a ameaça regressa com igual ou maior força.”
Apesar das exigências legais, o plano avançou sem qualquer avaliação de impacto ambiental nem período de consulta pública. O governador da Florida, Ron DeSantis, prossegue com o projeto de reconversão do aeroporto para a instalação de detenção, alegadamente ignorando os procedimentos federais obrigatórios.
Críticas ferozes de especialistas
“Elise Bennett, directora para a Florida e Caraíbas do Center for Biological Diversity, não poupou críticas: “Este centro de detenção vai desfigurar um dos ecossistemas mais icónicos do planeta. É um atentado aos Everglades — fonte de vida da Florida —, com riscos graves de poluição das águas e aumento da mortalidade de espécies ameaçadas como a pantera da Florida, muitas vezes atropelada nestas zonas de transição.”
Também Tania Galloni, advogada principal da Earthjustice na Florida, sublinhou o paradoxo da iniciativa: “Crueldade à parte, é um absurdo colocar milhares de pessoas, viaturas e infraestrutura pesada num dos pântanos mais significativos do mundo. É por isso que estamos a recorrer aos tribunais.”
Património natural ameaçado
Os Everglades são o maior ecossistema de mangais do hemisfério ocidental, albergando a maior extensão contínua de pradarias de sawgrass e o principal local de reprodução de aves pernaltas na América do Norte. Em 2010, a UNESCO classificou os Everglades como Património Mundial em Perigo.
As organizações ambientais esperam que o processo judicial force a suspensão imediata do projeto, levando a uma reavaliação ambiental completa, como exige a legislação federal. Enquanto isso, o debate em torno da intersecção entre políticas de imigração e proteção ambiental promete intensificar-se.