EDP Energia Solidária: um milhão de euros para projetos sociais que promovam a transição energética
Podem candidatar-se todas as entidades privadas, sem ou com fins lucrativos, e escolas e instituições de ensino público e as candidaturas ocorrem entre os dias 1 de abril e 31 de maio de 2025
A Fundação EDP quer investir em projetos com impacto social positivo e que promovam a transição energética justa em Portugal. O apoio financeiro é atribuído através do Programa EDP Energia Solidária e visa melhorar a qualidade de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade (física, psicológica, social ou económica) e em risco de exclusão social.
Os seguintes projetos devem enquadrar-se nos temas: conhecimento energia, inclusão e eficiência energética, energias renováveis e mobilidade sustentável, património natural e economia circular, vida selvagem, ação climática e formação e educação.
Podem candidatar-se todas as entidades privadas, sem ou com fins lucrativos, e escolas e instituições de ensino público.
As candidaturas decorrem entre 1 de abril e 31 de maio no site da Fundação EDP ( https://www.fundacaoedp.pt/pt/edp-solidaria ), onde estão disponíveis todas as informações sobre esta edição, tais como o regulamento e dados e locais dos workshops de apoio à elaboração das candidaturas.
Para potencializar o impacto social dos projetos, as propostas pré-selecionadas serão convidadas depois do desenvolvimento de uma candidatura mais aprofundada, beneficiando de acompanhamento nesse processo.
Os projetos serão avaliados com base em classificações como a relevância das respostas sociais que propõem e o seu caráter de inovação, o público-alvo que pretende beneficiar a sustentabilidade do projeto, entre outros. Os vencedores serão conhecidos em março de 2026.
“A transição energética é um dos maiores desafios do nosso tempo e é imperativo que seja inclusivo, que chegue a todos. Por isso, é também uma enorme oportunidade para unirmos esforços e identificarmos respostas sociais cada vez mais inovadoras nas suas diversas dimensões, com maior potencial de transformação e de impacto social. Este ano, tal como no anterior, a EDP Energia Solidária adquire uma expressão mais global, com investimento em Portugal, Espanha e Brasil”, salienta Vera Pinto Pereira, presidente da Fundação EDP.
O programa EDP Energia Solidária celebrou o seu 20.º aniversário em Portugal em 2024, ano em que apoiou o desenvolvimento de 13 novos projetos sociais. Desde a sua criação, já apoiou 430 projetos em todo o país, que beneficiaram mais de 1,5 milhões de pessoas e nos quais a Fundação EDP investiu um total de 19 milhões de euros.