#PorUmMundoMelhor

Sustentix

Turismo açoriano comprova na BTL a importância de todas as ilhas

Cinco dias intensos a promover o que os Açores têm de melhor para oferecer, em termos turísticos, com grande recetividade por parte dos profissionais e do público em geral. Assim se saldou a presença da Visit Azores na BTL – Better Tourism Lisbon, a maior feira nacional de turismo e a grande montra do setor, onde foram dados a conhecer em pormenor vários eventos que vão dinamizar a atividade turística do arquipélago nos tempos mais próximos.

Luís Capdeville Botelho, presidente da Visit Azores, congratulou-se com os resultados alcançados e realçou “o alinhamento na comunicação de todos os produtos com a ‘chancela’ «Açores», uma marca cada vez mais valiosa e identitária, e com o posicionamento do destino, que é já um baluarte do Turismo de Aventura e Natureza, com certificação de sustentabilidade ao mais alto nível”.

Outro mote que a Visit Azores trouxe para a BTL foi a demonstração de que os Açores têm oferta diversificada para todo o ano e em cada subdestino. “Reforçámos a divulgação, principalmente junto do mercado nacional, desde as ilhas com mais visitação, até aos locais que começam a potenciar todas as condições de que dispõem para se firmarem como destinos de excelência em segmentos específicos”, considera Luís Capdeville Botelho.

Os visitantes tiveram a oportunidade de assistir a uma série de apresentações, demonstrações e showcookings, entre outros eventos que provaram toda a atratividade do destino, num stand visualmente atrativo e interativo, revestido com plantas autóctones e com a presença da pedra de basalto tão açoriana. 

Os 19 municípios do arquipélago tiveram todos eles o seu core, num ambiente de festa e sempre com a hospitalidade açoriana bem presente.

Nos próximos tempos, alguns eventos de relevo prometem ser importantes para alavancar ainda mais a atividade turística, dinamizar a economia local e aumentar a notoriedade da marca «Açores». Estão nesse patamar a presença na Exposição Mundial de Osaka, este ano, onde o destino Açores vai à conquista do mercado japonês, até pelas ligações históricas dos dois arquipélagos, com muitos pontos em comum.

A elevação a Bio-região dos Municípios do Triângulo, cuja decisão está para breve, promete conferir notoriedade àquele território e reforça a vertente dos Açores como destino sustentável.

Ponta Delgada – Capital Portuguesa da Cultura em 2026 e a candidatura conjunta de seis municípios a Cidade Europeia do Vinho vão permitir desenvolver outras valências turísticas, como o turismo cultural e patrimonial, a gastronomia e o enoturismo. Este último produto é também outra das apostas estratégicas, que conhecerá já no início do próximo mês, de 4 a 6 de abril, numa co-organização dos municípios de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória, um grande evento, a Expo Atlântico Terroir. Decorrerá na Ilha Terceira, reunindo uma série de produtores locais e continentais, para um conjunto de provas, provas comentadas, harmonizações e reflexões.

Em destaque

  • All Posts
  • Agenda
  • Agricultura
  • Ambiente
  • Análise
  • Biodiversidade
  • Ciência
  • Curiosidades
  • Dinheiro
  • Empresas
  • Entrevista
  • ESG
  • Estudo
  • Exclusivo
  • Finanças
  • Finanças Verdes
  • Inovação
  • Inovação Social
  • Internacional
  • Newsletter
  • Opinião
  • Pescas
  • Pessoas
  • Psicologia
  • Reportagem
  • Saúde
  • Sem categoria
  • Social
  • Start ups
  • Tecnologia
  • Tendências
Receba as notícias diretamente no seu email. Assine a nossa newsletter mensal.
Receba as notícias diretamente no seu email. Assine a nossa newsletter mensal.