Os cães existem em todos os formatos e tamanhos há mais de 10.000 anos

Estudos recentes revelam que a variedade de formas e tamanhos dos cães domésticos não é apenas fruto da criação intensiva das últimas décadas.
Novo projeto “Peça Verde” acelera economia circular no setor automóvel

O projeto “Peça Verde” da Associação Nacional dos Centros de Abate de Veículos (ANCAV) propõe-se acelerar a economia circular no setor automóvel, potenciando o crescimento do atual mercado de 50 milhões de euros/ano em peças reutilizadas.
COP30: Compromissos climáticos centrados na redução do carbono e não das emissões

Os compromissos climáticos da conferência da ONU que decorre em Belém, Brasil, favorecem a remoção de carbono terrestre em detrimento da redução de emissões, indica uma análise hoje divulgada na 30.ª conferência, a COP30.
Incêndios: Voluntários mobilizam-se para ação de reflorestação na serra do Alvão

Voluntários participam no dia 23 de novembro numa ação de reflorestação na serra do Alvão, em área queimada pelo grande incêndio que atingiu o concelho de Vila Real em agosto, disse hoje fonte da organização.
Oceanos do Nordeste do Pacífico estão a acidificar mais depressa do que a atmosfera, alertam cientistas

Um novo estudo liderado pela Universidade de Washington revela que as águas que banham a costa oeste da América do Norte estão a tornar-se rapidamente mais ácidas — a um ritmo superior ao aumento de dióxido de carbono (CO₂) na própria atmosfera.
Menus escolares com menos carne e peixe reduzem impacto ambiental até 50%

Um novo estudo demonstra que a substituição parcial de carne e peixe por leguminosas e cereais diversificados nas ementas escolares pode reduzir o impacto ambiental das refeições em até 50%.
50 anos depois, grandes predadores regressam. E agora?

Restaurar grandes predadores não traz sempre o efeito esperado — e os cientistas explicam porquê
Como os animais conquistaram a terra: estudo revela adaptações genómicas surpreendentemente previsíveis

Um dos maiores desafios da evolução da vida na Terra foi, sem dúvida, a transição dos animais do meio aquático para o terrestre. Esta mudança radical exigiu profundas transformações fisiológicas — e, como agora se sabe, também genómicas