A Carmo Wood, empresa portuguesa com mais de 45 anos de experiência ao lado dos agricultores, continua a reforçar o seu compromisso para com a proteção das culturas agrícolas face aos desafios climáticos
A empresa acaba de anunciar duas novas grandes obras com fornecimento e instalação de mais de 2,5ha de estruturas anti granizo para a proteção de mirtilos em Odemira e de pomares de maçãs em Alcobaça, salvaguardando as colheitas destes dois clientes e assegurando a sustentabilidade económica dos produtores locais.
David Santiago, Diretor Comercial Agricultura da Carmo Wood, sublinha a importância destas soluções no contexto atual, afirmando que “à medida que as alterações climáticas intensificam fenómenos meteorológicos extremos, como as tempestades de granizo, tornam-se cruciais adotar medidas de proteção para salvaguardar as colheitas, sejam elas de maçãs, frutos vermelhos, kiwis, uva ou outras”. Não obstante a sua relevância, o responsável explica que ainda há muito caminho a percorrer: “Em Portugal, estas estruturas ainda representam uma fatia reduzida do setor, mas a crescente imprevisibilidade climática tem levado cada vez mais agricultores a adotá-las para proteger as suas colheitas”, informa.
A Carmo Wood tem assistido a um aumento na procura por soluções de proteção agrícola e tem já várias disposições planeadas para 2025 e em todo o território nacional. As maiores intervenções neste momento são na zona de Odemira, onde está a implantar cerca de 1,5ha de estruturas de proteção anti – granizo para mirtilos e em Alcobaça, com a instalação de 1ha das mesmas redes para pomares de maçãs.
Ao longo dos anos, a empresa tem acompanhado as necessidades dos agricultores e com isso alargar a sua gama de soluções de proteção agrícola adaptadas às necessidades específicas de cada exploração. Entre as principais soluções destacam-se as redes anti – granizo , que salvaguardam tanto as culturas como as estruturas agrícolas contra o impacto do granizo , sendo a Carmo Wood representante exclusivo em Portugal do sistema V5, um dos mais avançados sistemas de proteção e uma referência internacional em eficácia e durabilidade. As soluções anti – chuva são essenciais para culturas como cerejas e kiwis, prevenindo rachaduras provocadas por chuvas fora de época, ao passo que as redes anti – pássaros ajudam a evitar perdas de produção impedindo o ataque das aves na fase de maturação. Para garantir colheitas mais saudáveis, a empresa também desenvolve sistemas de redes anti – insereções , que implementam barreiras defensivas contra práticas.
Há ainda as redes quebra-ventos , que reduzem os efeitos do vento e protegem as plantas contra danos físicos, as redes refletoras , que aumentam a fotossíntese e a produtividade das culturas ao refletir a luz solar, e as redes de sombreamento , que regulam a exposição solar, garantindo condições ideais para diferentes tipos de plantações.


