O navio hidrográfico NRP Carlos I iniciou esta semana uma campanha científica nas Ilhas Selvagens, no arquipélago da Madeira, com o objetivo de reforçar a observação oceanográfica e meteorológica naquele local, indicou hoje a Marinha Portuguesa.
“Esta missão tem como objetivo reforçar a observação oceanográfica e meteorológica nas Ilhas Selvagens de forma permanente, nomeadamente através da instalação de uma estação maregráfica, de uma estação meteorológica e de uma estação do Sistema Global de Navegação por Satélite. Em simultâneo, serão efetuados trabalhos de topografia na Selvagem Grande e na Selvagem Pequena”, salienta a instituição, em comunicado.
A Marinha sublinha que a iniciativa permitirá uma melhor compreensão dos fenómenos meteorológicos e oceanográficos locais, “respondendo à necessidade de monitorizar as alterações climáticas e, em particular, a subida do nível médio do mar”, acrescentando que será igualmente feito um levantamento hidrográfico a sul das Selvagens, ampliando assim a informação “na área mais a sul da Zona Económica Exclusiva Portuguesa”.
Nesta campanha científica participam equipas do Instituto Hidrográfico, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, da Direção Regional do Ordenamento do Território e da Universidade da Beira Interior.
LUSA


