Se pensa que só os humanos têm amigos inseparáveis e conhecidos que evitam a festa, desengane-se: as abelhas também têm os seus “extrovertidos” e “anti-sociais”. Um estudo recente da PLOS Biology revela que, no mundo das colónias, a sociabilidade das abelhas é tão variada quanto a nossa… e, tal como em nós, grande parte disso está inscrita nos genes!
Investigadores liderados por Ian Traniello descobriram que algumas abelhas são verdadeiras “rainhas da festa”, passando o dia a partilhar comida com as colegas através de uma dança secreta chamada trophallaxis — basicamente, uma troca de líquidos nutritivos e sinais sociais boca-a-boca. Outras, pelo contrário, preferem ficar no canto, a lamber o seu próprio mel, sem muito interesse nas redes sociais da colónia.
Mas o mais surpreendente é que estas diferenças não são só uma questão de humor ou preguiça: estão inscritas no ADN. Combinando sequenciação genómica, análise do cérebro e tracking automatizado de abelhas com códigos de barras (sim, abelhas com código de barras!), a equipa identificou 18 variações genéticas associadas à sociabilidade. E adivinhem? Algumas dessas variantes já tinham sido associadas à sociabilidade em outros animais… e até no contexto do autismo humano!
Além disso, os investigadores descobriram que o cérebro das abelhas sociáveis tem uma expressão genética diferente, especialmente em genes ligados ao desenvolvimento neural e sinais cerebrais. Em bom português: as abelhas mais sociáveis não só gostam de partilhar como têm cérebros preparados para isso — tal como nós quando somos do tipo “social butterfly”.
O estudo também sugere que, apesar de abelhas e humanos serem separados por mais de 600 milhões de anos de evolução, pode haver “receitas genéticas” comuns para a sociabilidade. Ou seja, se vocês acham que os humanos inventaram as redes sociais, lembrem-se: há abelhas a partilhar segredos e mel há milhões de anos.
Da próxima vez que olhar para uma colónia de abelhas, lembre-se: ali dentro existem líderes sociais, introvertidas e, quem sabe, futuras estrelas do Instagram apícola.