Um estudo recente publicado na revista Current Biology realizado pelo Departamento de Etologia da Universidade Eötvös Loránd, revelou que alguns cães com um vocabulário avançado de nomes de brinquedos — conhecidos como “Aprendizes de Palavras Talentosos” (Gifted Word Learners) — conseguem aplicar palavras aprendidas a novos objetos, não porque estes se pareçam, mas porque desempenham a mesma função durante o brincar.
Em humanos, a capacidade de aplicar uma palavra a diferentes objetos semelhantes na função é uma etapa essencial no desenvolvimento da linguagem. Até agora, em animais não humanos, esta habilidade só tinha sido observada em poucos indivíduos treinados intensivamente em cativeiro, após anos de aprendizagem.
Aprender a associar palavras a objetos com funções semelhantes, independentemente da aparência, é considerado uma habilidade ainda mais complexa. Tal como uma criança percebe que a palavra “copo” se aplica a canecas, copos ou tupperwares, ou que colher e concha servem ambas para “scooping”, estes cães demonstraram uma capacidade semelhante de generalização.
Experiência baseada no brincar
A equipa de investigadores testou sete cães conhecidos por aprenderem rapidamente os nomes de dezenas de brinquedos de forma natural, através de interações diárias com as suas famílias humanas. Entre eles estavam seis Border Collies e um Blue Heeler.
O estudo teve quatro fases, todas realizadas na casa dos donos durante sessões de brincadeira:
- Fase de aprendizagem: Os cães aprenderam dois novos rótulos, como “Puxar” e “Buscar”, cada um aplicável a um conjunto de brinquedos com aparência completamente diferente, mas usados da mesma forma.
- Avaliação formal: Os cães demonstraram ter aprendido os rótulos, escolhendo corretamente os brinquedos correspondentes a cada ação.
- Fase de generalização: Foram introduzidos novos brinquedos, com características físicas diversas. Os donos repetiram as brincadeiras “puxar” e “buscar”, mas sem dizer os nomes.
- Teste final: Quando solicitados pelos rótulos “Puxar” ou “Buscar”, os cães conseguiram identificar corretamente o brinquedo adequado, acima do que seria esperado pelo acaso, mostrando que generalizaram a palavra para a função, e não para a forma.
Porquê isto é importante
Este estudo é o primeiro a demonstrar que cães podem generalizar palavras para categorias funcionais de objetos em contextos naturais de brincadeira com os humanos, espelhando, de certa forma, o desenvolvimento da linguagem em bebés humanos.
“Esta capacidade mostra que a classificação ligada a palavras pode surgir em espécies não humanas, fora de contextos linguísticos formais, vivendo em ambientes naturais”, explicou Adam Miklósi, coautor do estudo. “Abre portas fascinantes para estudar como habilidades relacionadas com a linguagem evoluíram e funcionam além da nossa própria espécie.”
Principais conclusões:
- Os cães associaram palavras a objetos com base na função, não na aparência.
- A habilidade surgiu naturalmente, através de brincadeiras com os donos, sem necessidade de treino formal.
- O contexto de aprendizagem é semelhante ao desenvolvimento de linguagem em bebés: interações diárias num ambiente familiar.
Este estudo lança luz sobre a forma como habilidades ligadas à linguagem podem evoluir em espécies não humanas, oferecendo um novo olhar sobre a inteligência canina e o potencial cognitivo de comunicação com humanos.
Para saber mais sobre o projeto Gifted Word Learner Dogs, visite: Genius Dog Challenge


