Investigadores da University of South Carolina, CQUniversity Australia e University of Surrey recomendam adicionar mais um item à sua lista de resoluções de Ano Novo: dormir o suficiente. O estudo recente, publicado no Journal of Sleep Research , descobriu que a sonolência aumenta a dependência de hábitos — sejam bons ou maus
“Quando a nossa capacidade de controlar o que fazemos é esgotada pela sonolência, tendemos a agir mais no ‘piloto automático’, com o mínimo de premeditação”, diz Amanda Rebar , professora associada de educação e comportamento de promoção da saúde e diretora do Motivation and Health Behavior Lab na Arnold School of Public Health da USC. “O nosso estudo prova-o. As pessoas sonolentas eram mais propensas a agir de acordo com que faziam habitualmente. Se por um lado, isso possa resultar em bons hábitos, também pode ter o reverso da medalha, levando os indivíduos a recair em maus hábitos.”
Quase um quarto dos americanos relata elevados níveis de sonolência diurna – impactando o estado de alerta e tornando-os mais propensos a adormecer durante as horas típicas de vigília. Além do desconforto da sonolência diurna, esse estado impacta a sua capacidade de regular conscientemente os seus comportamentos.
“Agir de acordo com nossas preferências requer determinação intencional”, diz Rebar. “Sentir sono diminui a nossa capacidade de exercer essa determinação sobre outros desejos e tentações.Isso pode levar-nos a agir de uma forma que vai contra os nossos objetivos.”
Esses desejos e tentações concorrentes podem incluir assistir TV em vez de se exercitar ou comer alimentos reconfortantes em vez de escolhas mais saudáveis. Voltar aos hábitos existentes torna-se mais provável à medida que os níveis de sonolência aumentam.
“Quando estamos a tentar fazer mudanças positivas no nosso comportamento, sentir sono pode colocar-nos em risco real de voltar aos nossos velhos e indesejados maus hábitos”, diz o coautor Benjamin Gardner , diretor do grupo Habit Application and Theory da University of Surrey. “A falta de confiança pode nos fazer perder a confiança na nossa capacidade de mudar e fazer-nos desistir.”
Para aqueles que trabalham em direção às resoluções de Ano Novo, os autores recomendam dormir o suficiente para garantir o estado de alerta necessário para sustentar novos hábitos e manter a força de vontade para afastar os maus. Uma vez que esses novos hábitos se estabeleçam, é mais provável que sejam confiáveis quando a sonolência atacar.
Estudo completo aqui