Durante a sua temporada de cruzeiros de inverno nos Emirados Árabes Unidos, o Costa Smeralda, navio estrela da frota da Costa, recebeu o seu reabastecimento com este combustível verde
O Costa Smeralda, navio estrela da frota da Costa e navio irmão do Costa Toscana, concluiu com sucesso o seu primeiro reabastecimento de gás natural liquefeito (GNL) no porto do Dubai. Esta é a primeira vez que se realiza uma operação de reabastecimento de gás natural liquefeito num navio de cruzeiro no porto do Dubai, o que foi possível devido à Monjasa, fornecedor de logística e à cooperação com a Autoridade Portuária do Dubai.
O petroleiro “Green Zeebrugge” encheu os três tanques do Costa Smeralda com um total de cerca de 3.000 metros cúbicos de GNL. Os três tanques são instalados em espaços específicos protegidos e construídos com o chamado aço “criogénico”, um material especialmente isolante para manter uma temperatura constante de -155 graus, de forma a arrefecer o GNL até ao estado líquido para utilização no abastecimento dos motores do navio. Com o depósito de GNL totalmente cheio, o Costa Smeralda pode funcionar durante pelo menos 2,5 semanas.
A utilização de GNL no setor dos cruzeiros é atualmente o melhor combustível disponível para alcançar uma redução imediata das emissões de gases com efeito de estufa, na ausência de combustíveis com emissões zero para o setor da indústria marítima. O GNL é considerado um dos combustíveis fósseis mais limpos porque, para além de reduzir as emissões diretas de carbono até 20%, evita quase por completo as emissões de óxido de azoto, óxido de enxofre e partículas. O GNL é um passo viável no caminho para as emissões líquidas zero nas operações dos navios até 2050. Fornece um roteiro para os futuros combustíveis e tecnologias de propulsão, como o bioGNL (biometano) e outros combustíveis renováveis, quando estiverem disponíveis.
Além disso, o Costa Smeralda apresenta uma série de inovações adicionais em termos de sustentabilidade, como por exemplo, o abastecimento diário de água doce do navio que é totalmente transformado a partir da água do mar através de dessalinizadores. O consumo de energia é reduzido ao mínimo devido a um sistema inteligente de eficiência energética baseado na otimização e conversão de recursos para melhorar as tecnologias de poupança de energia a bordo, o que proporciona uma poupança média de combustível de 5-6% por navio. Também a bordo é realizada a recolha 100% seletiva de resíduos e a reciclagem de materiais como plástico, papel, vidro e alumínio, que se enquadram numa abordagem integrada que visa a implementação de projetos de economia circular.
«A Costa, como parte da Carnival Corporation, assumiu o compromisso de liderar o caminho em cruzeiros sustentáveis. Após termos sido os primeiros a introduzir o GNL em cruzeiros, em conjunto com a nossa marca AIDA Cruises, somos agora também a primeira empresa de cruzeiros a utilizar esta tecnologia no Dubai”, disse Giuseppe Carino, Vicepresidente Senior de Sea-Land Experience Operations. “Neste sentido, estamos também a desenvolver tecnologia de energia em terra na nossa frota e a trabalhar em biocombustíveis, novas tecnologias e combustíveis alternativos”.
O Costa Smeralda chegou ao Dubai no dia 21 de dezembro, após o seu cruzeiro de posicionamento circum-navegando a África a partir do Mediterrâneo. Até ao final de fevereiro de 2025, o navio estará na temporada de inverno nos Emirados, disponibilizando cruzeiros de uma semana a partir do Dubai com um itinerário que explora também Mascate (Omã), Doha (Qatar) e Abu Dhabi.
No dia 1 de março de 2025, o Costa Smeralda partirá do Dubai e regressará ao Mediterrâneo num cruzeiro de 37 dias com escalas em Omã, Maurícias, África do Sul, Namíbia, Canárias, Marrocos, Espanha, França (Córsega) e com chegada a Génova prevista para 7 de abril de 2025.
Os cruzeiros para os Emirados Árabes Unidos e dos Emirados Árabes Unidos para o Mediterrâneo no Costa Smeralda já podem ser reservados.
Sobre a Costa Cruzeiros
A Costa Cruzeiros é uma empresa italiana, com sede em Génova, que faz parte da Carnival Corporation & plc, o maior grupo de cruzeiros do mundo. Há mais de 75 anos que os navios da Costa navegam pelos mares do mundo, levando os seus passageiros a cerca de 300 destinos diferentes, para os descobrir através de experiências únicas, tanto a bordo como em terra. Atualmente, a frota da Costa é composta por 9 navios, todos de bandeira italiana, que navegam pelo Mediterrâneo, Norte da Europa, Mar Báltico, Caraíbas, América Central, América do Sul e Emirados Árabes Unidos, além de oferecer itinerários “A Volta ao Mundo” e “Grandes Cruzeiros”, para visitar diferentes continentes numa única viagem.