Os insetos representam 75% de todas as espécies animais, o que os torna o grupo animal mais diversificado. Destes, 99% pertencem aos Pterygota, que adquiriram asas, enquanto os restantes 1% são constituídos por grupos primitivos conhecidos coletivamente como Apterygota
Os Apterygota, que ainda não desenvolveram asas, incluem Protura, Collembola, Diplura, Archaeognatha e Zygentoma. Os bristletails saltadores são um subgrupo de Apterygota com cerca de 15 mm de comprimento. As caudas de cerdas saltadoras mantiveram muitos traços primitivos, como as caraterísticas morfológicas, fornecendo informações significativas sobre a evolução inicial dos insetos. Sabe-se que se alimentam de algas verdes que crescem em terra e habitam ambientes húmidos e sombreados, como faces de rocha humedecidas e cascas de árvores.
Há cerca de 75 anos, Halomachilis kojimai (nome japonês: kojima-ishinomi) foi descrito em Akkeshi, Hokkaido. No entanto, a descrição era inadequada. Além disso, considerou-se que este género não habitava o Japão, o que obrigou a um reexame. Neste estudo, os investigadores recolheram numerosos espécimes de cerdas saltadoras identificadas como a mesma espécie e esclareceram a sua taxonomia. Os resultados revelaram que esta espécie pertence ao género Petrobiellus Silvestri, que é endémico do Extremo Oriente. Um exame detalhado confirmou que esta espécie apresenta caraterísticas únicas, contribuindo para a compreensão das inovações no comportamento de acasalamento essenciais para a transição evolutiva dos insetos para a vida terrestre.
Este trabalho foi apoiado pela JSPS (Sociedade Japonesa para a Promoção da Ciência) KAKENHI: Bolsa de Investigação JSPS, JP20J00039 para SM; Bolsa de Investigação Científica C, 19K06821 para RM.