O Departamento de Agricultura, Pescas e Florestas (DAFF) da Austrália confirmou em comunicado estar a responder a uma deteção de besouro Khapra associada a um lote de fraldas descartáveis (“nappy pants”) importadas e comercializadas no país.
O caso foi reportado no dia 7 de setembro ao Departamento de Indústrias Primárias e Desenvolvimento Regional de Nova Gales do Sul, depois de larvas terem sido encontradas em embalagens de fraldas.
O produto em causa corresponde às Little One’s Ultra Dry Nappy Pants – Tamanho 5 (42 unidades), vendido exclusivamente em lojas da cadeia Woolworths. Segundo as autoridades, não há, por enquanto, registo de outros tamanhos ou marcas afetados.
O DAFF ordenou a remoção e acondicionamento seguro de todo o stock restante, e recomenda que os consumidores que tenham adquirido este produto não o utilizem nem o deitem fora. Em vez disso, devem selar a embalagem num saco plástico para evitar a propagação da praga e contactar o número de emergência 1800 798 636 ou efetuar o reporte online através da plataforma oficial “Report a pest or disease concern”.
Risco agrícola, não humano
O besouro Khapra (Trogoderma granarium) é considerado uma das pragas mais perigosas para cereais armazenados e produtos alimentares secos a nível mundial. A espécie não está presente na Austrália, e a sua introdução representa uma séria ameaça à indústria agrícola, em particular ao setor dos cereais. Este é “a febre aftosa dos grãos” e a sua descoberta é preocupante para a Austrália por ser um dos maiores exportadores mundiais de trigo, cevada e sorgo
Embora possa provocar irritações cutâneas e reações alérgicas, as autoridades esclarecem que este inseto não constitui um risco imediato para a saúde humana neste contexto.
Medidas em curso
O DAFF confirma estar a trabalhar em estreita colaboração com a importadora e com a cadeia Woolworths para rastrear todos os bens associados à remessa em causa e garantir o tratamento adequado, eliminando qualquer risco de biosegurança.
As autoridades continuam ainda a coordenar esforços com os governos estaduais e territoriais, bem como com entidades do setor agrícola, no sentido de monitorizar e implementar medidas de contenção.
O DAFF aproveitou para alertar trabalhadores portuários, transportadores, armazéns e todos os que lidam com mercadorias importadas para a importância da vigilância contra pragas “hitchhiker” – espécies que podem ser acidentalmente transportadas em cargas internacionais.
“Se detetar algo suspeito, reporte imediatamente”, apela o departamento.
Mais informações, incluindo imagens e descrições do besouro Khapra, podem ser consultadas no portal oficial: agriculture.gov.au/pests-diseases-weeds/plant/khapra-beetle.