Cientistas da Universidade do Estado do Colorado (CSU) descobriram que os elefantes africanos selvagens se chamam uns aos outros pelo “nome”, à semelhança da forma como nós, humanos, reconhecemos a nossa própria individualidade e a dos outros. Veja no vídeo como mexem as orelhas quando ouvem o seu nome
A investigação durou quatro anos e incluiu 14 meses de trabalho de campo no Quénia, seguindo os elefantes num veículo e registando as suas vocalizações. Os investigadores registaram cerca de 470 chamadas distintas de 101 emissores e 117 receptores na Reserva Nacional de Samburu e no Parque Nacional de Amboseli.
A equipa utilizou a aprendizagem automática para identificar corretamente a que elefante se dirigia uma chamada com base apenas nas suas caraterísticas acústicas. Quando reproduziram uma chamada gravada, o elefante que tinha o nome do chamador respondeu com força, chamando de volta ou aproximando-se do orador. Os chamamentos dirigidos a outros elefantes receberam menos atenção, mostrando que reconheciam os seus “nomes”.