Nesta época do ano, a casa ganha uma nova vida. Desde decorações, a convidados e muita animação. No entanto, todo o cuidado é pouco para quem tem filhos
Siga a checklist de segurança que reúne conselhos e alertas de organizações como a APSI — Associação para a Promoção da Segurança Infantil, a Direção-Geral do Consumidor e a Academia Americana de Pediatria. O Natal já passou, mas vem aí a passagem de ano, por isso há “armadilhas” que os mais pequenos nem dão por elas. Ora veja:
- As decorações de natal ainda estão na sala, ou no corredor e os mais pequenos podem confundi-las com doces ou brinquedos e colocá-las na boca.
- As velas, dão sempre um ambiente maravilhoso às casas, mas se estiverem ao alcance das mãos dos mais pequenos, ou perto de cortinados, por exemplo pode dar origem a um incêndio. E nunca deixe isqueiros ou fósforos por perto.
- A árvore de natal costuma ser desmanchada dia de reis, ou seja, a 6 de janeiro, por isso na passagem de ano ainda pode estar a dar harmonia à sua casa. Veja se está estável, não vá cair caso alguma criança faça um movimento mais brusco na brincadeira.
- Os balões, a loucura dos mais pequenos, mas nunca os deixe vazios ou rebentados porque colocados na boca podem provocar asfixia.
- Arrume os brinquedos dos seus filhos. Se estiverem espalhados podem sempre originar quedas ou magoar outras crianças.
- Se tiver lareira e muitas crianças em casa, se calhar é melhor não acender, ou então vigie e coloque uma proteção segura.
- As plantas bonitas das festas que “sobraram” do natal não são comestíveis. Mantenha as crianças pequenas e os animais afastados do visco, das bagas de azevinho, das plantas de teixo e das poinsétias.
- Tenha em atenção as pilhas pequenas. Brinquedos, jogos, relógios, comandos à distância e cartões de felicitações musicais podem conter pilhas de botão ou de disco. Se forem engolidas, podem ficar presas e causar ferimentos graves ou morte se não forem retiradas.
- Cuidado com os ímanes nos brinquedos. Estes podem colar-se nos intestinos e provocar uma emergência médica.
- Esteja atento a produtos que contenham nicotina, incluindo líquido de vapor e tabaco de mascar, bem como a produtos com CBD e THC. Estes produtos encontram-se frequentemente em embalagens de cores vivas que podem ser facilmente confundidas com rebuçados ou outros produtos alimentares para crianças. Se ingerida por crianças, a nicotina pode causar tremores, vómitos ou convulsões. Mantenha estes artigos longe de áreas comuns, trancados e fora do alcance.
- Cuidado com os medicamentos. Guarde-os num armário bem fechado.
- Já agora, atenção às bebidas alcoólicas e aos copos de vidro em cima das mesas. Coloque-os longe das bordas da mesa. Os mais pequenos podem ter a tentação de os pegar.
- A APSI chama ainda a atenção para as varandas. Apesar de ainda não haver uma legislação que obrigue a que as guardas de varandas e terraços tenham determinadas características, não parece haver qualquer dúvida de que uma guarda baixa (menos 1,10m) ou com aberturas suficientes para uma criança passar entre elas (mais de 9 cm) ou pontos de apoio que permitam a escalada (barras horizontais, por exemplo), não é eficaz. Por isso, em dias de festa se tiver varandas feche-as para evitar o pior.
- Atentos na cozinha. Há sempre miúdos que gostam de brincas com os utensílios de cozinha, por isso guarde as facas dentro das gavetas.