O Jardim Zoológico de Filadélfia tem o prazer de anunciar o nascimento de um macaco colobus preto e branco, uma espécie nativa de países da África Central, como o Uganda, onde o zoo de Filadélfia está a estabelecer uma parceria com a New Nature Foundation para proteger esta espécie na natureza.
A equipa de cuidados com os animais do Jardim Zoológico afirma que o bebé nascido a 27 de janeiro é saudável e continua a mamar na mãe, que está a demonstrar todos os comportamentos corretos ao cuidar do bebé. Esta é a primeira vez que nasce um macaco colobus bebé no Jardim Zoológico desde 2015. O bebé é o primeiro filho da mãe Tatu, de 11 anos, e do pai Dexter, de 11 anos.
O sexo ainda não foi determinado e o Jardim Zoológico ainda não escolheu um nome. O seu nascimento faz parte do programa de reprodução do Plano de Sobrevivência das Espécies (SSP) da Associação de Zoos e Aquários (AZA) para garantir a sobrevivência desta espécie e manter uma população geneticamente diversificada. Os macacos colobus pretos e brancos estão listados como vulneráveis pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), com ameaças que incluem a perda de habitat e a caça.

Os macacos colobus pretos e brancos nascem após uma gestação de 5-6 meses. Os bebés nascem completamente brancos e passam lentamente para a coloração adulta preta e branca durante os primeiros três meses de vida. Os cientistas acreditam que isto se deve ao facto de esta espécie praticar a alo-parentalidade, em que todo o grupo familiar toma conta do bebé à vez. O pelo branco distinto torna mais fácil para o grupo identificar quem está a cuidar do bebé. Isto também permite que as jovens fêmeas aprendam a cuidar dos bebés, tornando-as mães bem sucedidas no futuro.
Os macacos colobus pretos e brancos encontram-se na República Centro-Africana, no Uganda, nos Camarões, na Etiópia, na Nigéria, no Quénia e na Tanzânia. Estes macacos comem sobretudo folhas, o que lhes permite consumir vegetação que outros macacos não conseguem. Os macacos colobus vivem em grupos de até 10 indivíduos, geralmente compostos por um macho e um grupo de machos aparentados e não aparentados.
O Jardim Zoológico tem seis macacos colobus: o novo bebé, as fêmeas Zibibu, Dhoruba e Tatu, e os machos Mbili e Dexter. Pode ver membros da família na Reserva de Primatas PECO.
A New Nature Foundation capacita as pessoas a viverem em maior harmonia com a natureza e a satisfazerem as suas necessidades de forma sustentável. Parte deste trabalho inclui dar às pessoas as ferramentas para construir e utilizar fogões energeticamente eficientes e briquetes carbonizados feitos a partir de resíduos reciclados em vez de lenha ou carvão que seriam retirados das árvores no Parque Nacional de Kibale, no Uganda. Este trabalho não só protege o habitat dos macacos colobus pretos e brancos, dos macacos de cauda vermelha e dos grandes turacos azuis, três espécies que vivem no Jardim Zoológico, como também de outros animais como os chimpanzés, os elefantes, os porcos gigantes da floresta e inúmeras outras espécies.
Factos sobre o macaco colobus preto e branco:
Têm um manto de longos pêlos brancos que lhes desce pelos ombros, dá a volta às costas em forma de “U” e termina com uma cauda preta e branca muito comprida.
As suas faces são negras mas cobertas de pêlos brancos e a ponta do nariz quase toca na boca.
O bebé é desmamado ao fim de pouco mais de um ano. As crias atingem a maturidade por volta dos 4-6 anos de idade.
Os macacos colobus pretos e brancos desempenham um papel importante no ecossistema para a dispersão de sementes através do seu estilo de alimentação e sistema digestivo esbanjadores.
Estes macacos vivem principalmente em árvores onde saltam, se balançam e procuram comida, mas descem ao solo para se alimentarem de plantas.


