As Masterclasses de Sustentabilidade estão de regresso à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH). O primeiro ciclo de 2025 será dedicado ao tema “Artes e Espaços Sustentáveis”, com início em fevereiro, e visa explorar a ligação intrínseca entre arte, arquitetura e sustentabilidade.
Integrado no projeto “Do Conhecimento à Globalização da Sustentabilidade”, o ciclo destina-se a estudantes, professores e profissionais das áreas das artes, cultura e sustentabilidade. As sessões, em formato presencial, decorrerão no campus da Avenida de Berna da NOVA FCSH.
O tema “Artes e Espaços Sustentáveis” será desenvolvido em três masterclasses de 1h30 cada:
– 20 de fevereiro: “Práticas Municipais: Da Comunicação Cultural à Sustentabilidade”
– 20 março: “A Arte na Senda da Sustentabilidade”
– 10 de abril: “Soluções Arquitetónicas Sustentáveis”
À semelhança da edição anterior, este programa tem um forte carácter formativo. Todas as sessões são elegíveis como Ações de Curta Duração (ACD), nos termos do Estatuto da Carreira dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, permitindo a certificação de professores interessados em aprofundar conhecimentos na área da sustentabilidade.
Impacto da edição de 2024
A primeira edição das Masterclasses de Sustentabilidade, realizada em 2024, alcançou um total de 1323 inscrições. Foram emitidos 280 certificados, incluindo 17 ACD para professores dos ensinos básico e secundário. O formato online adotado permitiu uma abrangência geográfica que atingiu 16 países, comprovando a relevância e impacto do programa.
Sustentabilidade até 2030
O projeto “Conhecimento à Globalização da Sustentabilidade”, alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e integrado no eixo de Ensino e Educação da NOVA FCSH, será composto por sete masterclasses dedicadas à sustentabilidade, a realizar anualmente até ao ano letivo 2029/2030.
As sessões estão acessíveis em regime presencial e online, com inscrição gratuita, mas obrigatória, até ao dia 31 de janeiro.