Não coloque tudo no lixo indiferenciado, faça a separação e use os ecopontos
O Natal é uma época incrível, de família, de partilha, mas ninguém pode fechar os olhos aos contentores na manhã seguinte. Por isso, ajude a reciclar. No caso de Lisboa, com uma greve anunciada pelos funcionários municipais de higiene urbana para os dias 26 e 27 de Dezembro, o apelo é ainda mais importante. A DECOPROTESTE deixa-lhe algumas dicas:
ECOPONTO AZUL (destinado ao cartão e papel):
- Brochuras de instruções de montagem ou de utilização de equipamentos;
- Cartões de natal;
- Caixas de jogos;
- Embalagens de presentes — os que estiverem bons, guarde e use-os para o ano.
- Papel de embrulho — mas se for reluzente ou brilhante tem acabamento, então tem de o colocar no lixo indiferenciado. Retire a fita cola e coloque no lixo comum. Se estiverem bons, reutilize.
- Revistas;
- Jornais;
- Catálogos de prendas;
- Cartas do pai natal;
- Talões de compra.
ECOPONTO AMARELO (plástico):
- As embalagens de plástico dos brinquedos devem ser colocadas aqui. Caso tenha uma embalagem de cartão com uma janela de plástico, isso acontece com as bonecas, por exemplo, então separe o cartão para o ecoponto azul e coloque o plástico no amarelo;
- Pacote de leite e natas — espalme-as antes de as colocar no ecoponto.
- Embalagens de uva passa.
ECOPONTO VERDE (vidro)
- Garrafas de vinho;
- Garrafas de champanhe;
- Garrafas de cerveja;
- Garrafas de outras bebidas espirituosas;
- Frascos e boiões;
- Caso parta um copo, um prato ou uma chávena não as coloque aqui pois vai inviabilizar a reciclagem de todo o restante vidro
PILHAS — Muitos brinquedos funcionam a pilhas, estas devem ser colocadas no pilhão disponíveis nos supermercados e hipermercados, retalhistas e outras entidades bem como os ecocentros. Opte por pilhas recarregáveis duram mais tempo e ajudam o ambiente.
Quando tiver brinquedos mais antigos que já não são usados, procure doá-los a uma associação, caso não estejam em condições deve coloca-los num local de deposição de resíduos elétricos e eletrónicos (eletrão ou depositrão). Se não tiverem pilha ou bateria, devem ser depositados no lixo indiferenciado.