Em Moçambique no espectacular arquipélago das Quirimbas todos os anos estas mamãs vão dar à luz
De Julho a Dezembro as águas da ilha de Vamizi, situada no Arquipélago das Quirimbas, em Moçambique ganham outra dimensão ao receberem umas mamãs muito especiais: as baleias-corcundas ou jubarte. É um mamífero da ordem dos cetáceos que vive em mares de todo o mundo. Os machos medem entre 15 a 16 metros e as fêmeas 16 a 17 metros. Pesam cerca de 40 toneladas e o seu dorso tem uma tonalidade que mistura o azul e preto. Já a sua barriga pode ser toda branca ou misturar tonalidades de cor mármore e preto.

Desde 1967 que é uma espécie protegida e estimativas indicam que devem existir em todo o mundo cerca de 30 mil a 65 mil exemplares. E mesmo com estes números ainda está ameaçada de extinção até porque foi vítima de predação pela indústria baleeira. Outra característica que poderá variar dentro da mesma espécie é a forma da sua cauda que pode ser achatada ou triangular.
Esta baleia é a mais maciça da espécie e, por isso das menos elegantes. Nada a uma velocidade de seis a doze quilómetros por hora. Na estação fria migra para águas tropicais e na quente para as águas polares. Aliás, dentro dos mamíferos é a que mais viaja. Chega a fazer oito mil quilómetros. Come plânton e pequenos peixes e não é das mais fiéis. Nestas viagens acaba por mudar de companheiro.
As fêmeas entoam autênticas melodias que podem durar meia hora, e caso os machos rondem as mesmas águas entoam as mesmas canções. E pensa-se que o melhor cantor ganha a dama. Além de cantores são excelentes acrobatas, pois são conhecidos por fazerem autênticos saltos mortais dentro de água.
Têm apenas uma cria com uma gestão de 14 meses e para amamentar a baleia corcunda sobe à superfície e o filhote apesar de abocanhar o mamilo acaba por beber o leite em forma de esguicho. Se ficou entusiasmado pode observar este mamífero incrível em Vamizi mas há regras a seguir: ficar a pelo menos 50 metros e se for uma fêmea com bebe terá de ser 100 metros. O barco deve andar devagar e fazer o menor ruído possível, se uma baleia se aproximar do barco terá de abrandar e parar. Qualquer barulho que possa assustá-las deve ser evitado e acima de tudo mantenha o ambiente limpo.


