Empresa do setor das tecnologias de informação cria loja online com objetos sustentáveis
Em Portugal, apenas neste ano de 2024, o projeto Merece recolheu mais de 700 mil cartões bancários, que correspondem a mais de quatro toneladas de plástico, transformado em peças de mobiliário urbano, como por exemplo, bancos e mesas. Desde o início em 2021, foram recolhidos quase dois milhões de cartões. Este é um dos motes do programa Merece, criado pela empresa tecnológica portuguesa Contisystems, com os objetivos de incentivar a transição para uma economia mais verde, reduzir o desperdício, aumentar a reciclagem, promover a circularidade dos materiais e contribuir para a plantação de árvores, plantadas por cada quilo de resíduo recolhido.
Além da circularidade dos cartões de débito e de crédito, a empresa do setor das tecnologias de informação criou recentemente uma loja online, a loja.merece.pt/, que agrega objetos sustentáveis e reciclados, de cariz social e ambiental, entre os quais, as meias Merece x Forebel, feitas de nylon regenerado, ou seja, uma fibra reabilitada a partir de resíduos, neste caso, de redes de pesca retiradas dos oceanos.
A esta característica, acresce o facto de o Merece plantar uma árvore em Portugal por cada par vendido destas meias, e assegurar a manutenção das árvores durante os primeiros cinco anos. Contribui assim para a reflorestação do País e compensa as emissões de dióxido de carbono na atmosfera
Desde 2021, através do Merece, foram plantadas 12 708 árvores nas zonas do Alentejo, no concelho do Alandroal, em Sintra, Cascais, no concelho de Vila Pouca de Aguiar, em Leiria, nos concelhos de Almada e de Sesimbra, em Torres Vedras, Vila Real, no município de Carrazeda de Ansiães, e em Viseu. De acordo com o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, em 2024 foi registado o terceiro valor mais elevado de área ardida, desde há 10 anos.
Nesta montra virtual loja.merece.pt/, além das meias, há também garrafas, bolsas, esculturas, velas, objetos de pano ou frascos, criados de modo sustentável a partir de materiais reciclados e reaproveitados, bem como produzidos por comunidades mais vulneráveis, em todo o mundo. As entregas a tempo do Natal são asseguradas em todas as compras realizadas até ao dia 13 de dezembro, inclusive.
“O nosso desejo foi muito claro desde o início: Queríamos que a nossa atividade empresarial tivesse o menor impacto ambiental possível e para tal era fundamental encontrarmos um tratamento ecologicamente responsável para os resíduos destes cartões e tivemos a sorte de encontrar o parceiro Extruplás para esta ação. Foi assim que nasceu o Merece, o movimento que promove a reciclagem dos cartões com componentes eletrónicos e a sua transformação em novos produtos e que contribui para a reflorestação do País”, afirma Filipa Castela, Diretora de Marketing na Contisystems.


