Quer saber por que o algodão engana — e como podemos mudar isso? Faça play no novo episódio do podcast do Sustentix e descubra o que realmente está por trás do tecido que veste o mundo
O algodão engana, sim: o lado oculto da fibra “sustentável” é o tema do novo episódio do podcast Puxar o fio à meada.
Se acredita que o algodão é o herói da moda sustentável? Um novo episódio do Puxar o fio à meada revela o outro lado da história — e mostra por que essa fibra, tida como natural e inofensiva, pode estar entre as mais poluentes da indústria têxtil.
Apesar da imagem ecológica, o algodão convencional consome quase 25% dos inseticidas e 27% dos pesticidas usados no mundo. Além disso, para produzir apenas uma Tshirt, podem ser necessários até 2.700 litros de água — o equivalente ao que uma pessoa bebe em dois anos e meio.
O episódio também desvenda mitos sobre o algodão orgânico (nem sempre tão confiável quanto parece), fala sobre o potencial transformador do algodão reciclado e apresenta o conceito de algodão regenerativo, que pode representar uma revolução positiva na indústria.
🌍 Do greenwashing às soluções reais, o podcast mergulha em dados, controvérsias e inovações que estão a moldar o futuro da moda. Com destaque para iniciativas europeias como o passaporte digital têxtil, que promete dar transparência total à origem das roupas que usamos.
🎧 Quer saber por que o algodão engana — e como podemos mudar isso?
Dê o play no novo episódio e descubra o que realmente está por trás do tecido que veste o mundo.