Investigadores da Universidade de Glasgow divulgaram o RoboGuide , um robô de quatro patas movido a inteligência artificial (IA), que se consegue comunicar com os humanos.
Compreende perguntas e comandos e ainda consegue dar respostas e orientações. Com estas funcionalidades pode ser no futuro uma alternativa aos cães-guia tradicionais. Olaoluwa Popoola, principal investigador do projeto da Escola de Engenharia James Watt da Universidade de Glasgow, afirma que tecnologias assistivas, podem proporcionar mais independência às pessoas cegas ou com visão parcial.
Foto: Royal National Institute of Blind People
Equipado com uma série de sensores, o RoboGuide é capaz de mapear e avaliar o ambiente ao seu redor. O software desenvolvido pela equipa permite que este aprenda rotas entre locais e interprete os dados dos sensores em tempo real para evitar obstáculos móveis enquanto guia um humano. “Os robôs que usam GPS para navegar, por exemplo, podem ter um bom desempenho ao ar livre, mas muitas vezes apresentam dificuldades em ambientes fechados, onde a cobertura de sinal não é tão forte”, explica, dizendo ainda que outros “utilizam cameras para ver, mas ficam limitados pela linha de visão, dificultando-os assim de guiar as pessoas com segurança ao redor de objetos ou curvas”
O RoboGuide é capaz de entender a fala e fornecer respostas verbais, superando, na visão dos pesquisadores, limitações de tecnologias anteriores — que dependiam de GPS para navegação ou câmeras para “ver”. O desenvolvimento novo robô, que conta com apoio do Forth Valley Sensory Centre Trust (FVSC) e do Royal National Institute of Blind People (RNIB) Scotland, foi apresentado no Centro de Pesquisa Avançada Mazumdar-Shaw da universidade. Os cientistas querem disponibilizar uma versão completa ao mercado nos próximos anos para ajudar 2,2 mil milhões de pessoas a nível mundial e dois milhões de pessoas no Reino Unido que sofrem ou sofreram perda de visão.
Veja o vídeo aqui:
Se tiver curiosidade sobre o tema encontrámos mais vídeos para si:
DEEP Robotics, 2023
Unitree Robotics, 2023