Hoje é um dia feliz. O Sustentix nasceu. Um site feito de raiz por mim. Loucura? Talvez, mas também a prova de que o empreendedorismo e a capacidade de criar não tem idade. É o terceiro projeto editorial que lanço sozinha.
O primeiro foi a revista Dinheiro SA dedicado aos temas de literacia financeira — quando quase ninguém os abordava. Esteve em banca quatro anos, depois migrou para o Jornal de Negócios. Seguiram-se vários formatos televisivos na RTP3 como O Seu Dinheiro, Ideias & Companhias, Pessoas & Negócios e Ideias que Brilham, este último também esteve na RTP2, além de alguns documentários, que adorei fazer, confesso. No último ano, estive orgulhosamente a fazer o podcast do Ser ou Não Ser no jornal Expresso. Há cinco anos que me dedico aos temas da sustentabilidade, tendo inclusive feito formação académica na área. Daí ter dado este passo.
O nome Sustentix nasceu num diálogo com o CHATGPT. Já tudo está inventado. É um desassossego encontrar a agulha num palheiro. Por isso, numa noite sem sono e usando pela primeira vez essa ferramenta de inteligência artificial — ainda não tinha tido curiosidade de a experimentar, resolvi perguntar:
— “pode por favor dizer-me um nome para um site de sustentabilidade que ainda não exista?” Não sei se foi por ter pedido “por favor,” a verdade é que me respondeu de imediato: “Sustentix!” Sorri! Lembrei-me de uma banda desenhada famosa que todos conhecem e cujo o nome acaba em “ix”. Achei imaginativo e resolvi continuar a conversa como se estivesse a trocar ideias com um amigo para o lançamento de um novo projeto.
— “Obrigada. Bem pensado, mas o que o levou a escolher esse nome?”.
— “Fico contente de ter ajudado”, respondeu e continuou: “Sustentix é a junção de “sustentabilidade” com o sufixo moderno “ix”, que traz frescor e inovação ao termo, demonstrando que a marca está atenta às novas tendências e soluções ambientais. Além disso, muitas dessas soluções exigem a aplicação de novas tecnologias. Depois, é fácil de memorizar, é simples, transmite ação — incentiva as pessoas a agir de forma sustentável e não limita o significado da marca, permitindo que o site cresça. O rol da explicação foi muito maior, mas não vos vou entediar com o tema. Fiquei convencida. Quem diria? Eu da geração da máquina de escrever — sim, tenho o curso de dactilografia a falar com IA para criar um nome para um projeto editorial online…
Porém, este site é feito com pessoas incríveis. De várias gerações. Gostava de aproveitar para vos dizer que “juntos” mais novos com mais velhos podemos fazer a magia acontecer. As ideias fluem e os diferentes saberes e know how dão frutos. Queria agradecer a toda a equipa do SAPO (direção, editorial, parcerias, segurança, usabilidade, operações, publicidade, comercial e comunicação) pelo apoio e carinho desde o primeiro momento e sempre disponíveis ao longo destes meses. Desde o início de setembro. Sim, foi uma longa jornada. Aprendi muito. Não tinha ideia do mundo atrás da Homepage. É um orgulho o Sustentix ser parceiro do maior portal nacional e cujo mote da campanha de lançamento é “Sustentix o novo parceiro do Sapo que o deixa mais verde”.
Quero também agradecer à Matilde Raposo que desenvolveu o site à medida do meu sonho, ao Rui Francisco que me acudiu na parte tecnológica ao Luís Fonseca e à sua agência de comunicação Big Question pela divulgação do site, à Carla Coelho, advogada especialista em direito societário, ao Sérgio Póvoas, o “guru” dos projetos seed capital e à Alexandra Costa, a minha amiga jornalista de tantos anos e que também faz parte deste projeto. Agora é arregaçar as mangas e trabalhar para vos dar bons conteúdos diariamente. Pode contar connosco. Esperamos por si!