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Ter amigos no emprego é o segredo para ser mais produtivo

Onde passa a maior parte do seu tempo? Resposta simples: 70% passa-o no emprego! E é por este motivo que no local de trabalho poderão nascer laços para toda a vida. Quando alguém sai de uma empresa, além da experiência acumulada, decerto leva uma mão cheia de amigos.  A amizade passou a ter uma importância decisiva no mundo dos negócios e das empresas

Segundo um artigo publicado pela revista brasileira Veja, uma das maiores pesquisas feitas sobre a amizade na vida prática foi elaborada por Tom Rath, psicólogo e coordenador do Gallup Organization, um dos maiores institutos de pesquisa do mundo e, os resultados foram surpreendentes.

O investigador pegou no banco de dados da sua empresa e fez nove milhões de entrevistas em 114 países, depois publicou o livro O poder da amizade. Resultado?

“A amizade entre colegas de trabalho aumenta em 50% a satisfação no local de trabalho. Mais: quem possui pelo menos três amigos no emprego tem 46% mais probabilidades de estar satisfeito com a empresa, além disso, aumenta em sete vezes a produtividade.”

Quanto à relação com o chefe, menos de uma em cinco pessoas se considera amigo do “boss”, contudo, o autor da pesquisa concluiu que ser amigo do chefe duplica a satisfação com o serviço.

Mas esta é ainda uma realidade distante nas empresas. Para ter uma ideia apenas 18% dos inquiridos afirmam trabalhar em empresas que estimulem a amizade entre os trabalhadores e, apenas 30% dizem ter um melhor amigo no trabalho. O estudo revela ainda que, em média, ao longo da vida se vive rodeado de 30 pessoas, no entanto, dessas, apenas seis são verdadeiros amigos. A pesquisa conclui, no entanto, que apenas 20% dos inquiridos dedicam tempo a promover a amizade junto dos seus colegas.

E quem escolher para amigo?

Sócrates, filósofo grego, responde a esta questão: “Aquele, penso que tenha as qualidades contrárias: senhor dos apetites sensuais, fiel a seus julgamentos, condescendente nos negócios, que não fique atrás dos que o beneficiem e pronto a servir quem o sirva.” Também o poeta Cícero, na sua velhice, recordava as amizades que teve, cujo efeito era o sentimento de ter vivido feliz. Parece que o pesquisador americano não está assim tão longe da verdade, uma vez que há dois mil anos que já assim era. Uma teoria que também foi defendida pelo filósofo Francis Bacon ao dizer que a amizade duplica as alegrias e divide as tristezas.  Por tudo o que já foi escrito sobre o tema, está na hora dos empregados aprenderem a construir uma verdadeira amizade no local de trabalho. E para o fazerem basta ouvir o conselho de Isaac Newton, famoso investigador do Séc. XVII “construa pontes em vez de erguer paredes, assim nunca sentirá solidão.” 

Tom Rath no seu livro O poder da amizade é claro: “Ser amigo é algo vital”, logo um verdadeiro amigo é alguém vital para a sua vida. “É uma pessoa imprescindível, alguém que não pode faltar tanto na sua vida pessoal como na sua vida profissional.” E levanta duas questões para cada um fazer no seu local de trabalho: se essa pessoa deixasse de estar perto de mim a minha satisfação com a vida diminuiria? E, se esta não fizesse parte da minha vida a minha  produtividade diminuiria ou o comprometimento com o trabalho seria beliscado? Faça esta pergunta a si mesmo e obtenha respostas reveladoras.

Os especialistas em recursos humanos, advertem, porém, que nem tudo são rosas, uma vez que desenvolver relações mais íntimas no local de trabalho também podem causar dissabores e alguma tensão quando algo corre mal. Mais: a existência de grupinhos nas empresas que se fecham e bloqueiam a entrada de novas pessoas podem gerar mal estar e criar ruído, leia-se fomentar as fofocas de corredor e as intrigas que só servem para minar os locais de trabalho, gerando desconforto aos restantes membros da empresa.

Foto: Envato Elements

O que fazer para criar laços de amizade no emprego?

Ainda ninguém se lembrou de criar um curso para fazer novos amigos, mas já existem livros e workshops que ajudam a melhorar as relações interpessoais. A verdade é que a maioria dos colaboradores não sabem interagir no emprego, no entanto, se aprendessem a fazê-lo podiam tirar mais partido do saber dos outros. Se ficou a pensar neste assunto, pode aproveitar a hora do cafezinho, do almoço, intervalos de reuniões e também alguns encontros de empresa para firmar novos laços.

Depois há que cultivar a amizade. A amizade é como uma planta necessita de ser regada para não secar, além disso veja que papel ocupa cada um dos seus amigos na sua vida. O autor do livro O poder da amizade destacou oito papéis vitais — que poderá ler na caixa abaixo. Estude a lição e aprenda a saborear o melhor de cada amigo que conquistou ao longo da vida. Por fim, nunca é demais dizer aos outros o quanto gostamos deles. O mesmo estudo indica que 48% dos inquiridos que o fazem mantêm as amizades por mais anos.

Os oito papéis vitais da vida:

O segredo de acordo com Tom Rath é entender que cada amizade tem as suas características e para que deem certo é fundamental entender qual o papel de cada uma delas.
Os incentivadores — levam-no a atingir as suas metas e ficam felizes com o seu sucesso. Mais: sentem um interesse genuíno na sua realização.
Os campeões — são os amigos leais que nunca o abandonam, acreditam nas suas ideias e não só o elogiam na sua presença como ainda cobrem as suas costas.
Os colaboradores — são pessoas com interesses comuns e que podem partilhar consigo as paixões que sentem, seja por uma determinada área de negócio, seja por um desporto, religião ou hobbie.
Os companheiros — são amigos sempre presentes e o vínculo que estabeleceram consigo é indestrutível. Arriscariam a vida por si e vice-versa.
Os comunicadores — favorecem a comunicação e aumentam a rede de contatos, apresentando-o a outras pessoas e ainda conseguem aceder a diversos recursos, sejam financeiros ou outros.
Os energizadores — são aqueles que o fazem rir, que lhe levantam o ânimo e estão sempre a fazer coisas para que se sinta melhor.
Os instigadores — ajudam-no a expandir os horizontes e incentivam-no a ir sempre mais longe.
Os guias — dão-lhe conselhos, mantêm-no no caminho certo mesmo que por vezes pareçam duros e discordem da sua opinião. São os amigos certos para falar dos seus objetivos e sonhos.

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