Outrora responsáveis por inundar os espaços de primeira classe do Titanic com uma luz suave e colorida, os intrincados vitrais representavam a opulência e a inovação do navio mais famoso do mundo. Mais de cem anos após o seu trágico naufrágio, estas delicadas peças de arte oferecem hoje um raro e comovente vislumbre do luxo da Era Eduardiana.
Recuperados pela RMS Titanic Inc. durante a expedição de 1987, vários vitrais foram encontrados intactos, espalhados pelo campo de destroços no fundo do oceano. Para preservar a sua beleza sem comprometer a integridade das peças, a equipa de exploração teve de recorrer a métodos criativos para os resgatar. O êxito dessa operação deu início a anos de conservação, que devolveram vida e cor a estas obras ocultas durante décadas. Apesar do tempo submersos e da enorme pressão exercida no local do naufrágio, os vitrais continuam a surpreender conservadores e historiadores.

“O detalhe e a mestria destes vitrais reforçavam a reputação do Titanic como um palácio flutuante. Mesmo tendo sofrido danos no naufrágio, hoje lembram-nos a força e a graça do navio perante a tragédia”, afirma Tomasina Ray, Presidente da RMST e Diretora de Coleções.
As peças, que em tempos adornaram espaços como o Salão de Jantar da Primeira Classe e a Sala de Fumo, encontram-se atualmente sob a guarda da coleção de artefactos da RMST. Pela sua fragilidade, os vitrais originais estão preservados num ambiente controlado, supervisionados por especialistas para garantir que o seu legado perdure.

Embora demasiado frágeis para integrar exposições itinerantes, continuam a ser fundamentais para a investigação. Graças à parceria da RMST com a Titanic: Honor and Glory (THG) — reconhecida pelas recriações digitais do navio — os vitrais foram estudados em detalhe, permitindo representar com maior rigor as cores que os passageiros contemplaram em abril de 1912. Assim, o público pode reviver a atmosfera do Titanic, através de imagens digitais fiéis ao original.
À medida que a história do Titanic continua a cativar gerações, estes vitrais mantêm-se como um testemunho raro da grandiosidade do navio e da resiliência presente até nos seus pormenores mais delicados.

Sobre a RMS Titanic, Inc.
A missão da RMS Titanic, Inc. (RMST) é preservar o legado da viagem inaugural do Titanic, o seu naufrágio e a memória dos passageiros e tripulação, através de programas educativos, exposições inovadoras, investigação, iniciativas de recuperação, estudos de imagem do local do naufrágio e colaborações contínuas sobre o Titanic. A RMST detém os direitos legais exclusivos de salvaguarda e recuperação de artefactos do Titanic e já recuperou e conservou mais de 5.500 peças desde 1987. A empresa é uma afiliada do E/M Group.
Sobre o E/M Group
A Experiential Media Group, LLC (E/M Group), com sede em Atlanta, é líder mundial no desenvolvimento e apresentação de exposições que educam, entretêm e inspiram públicos de todas as idades. Entre as suas produções destacam-se BODIES… The Exhibition e TITANIC: The Artifact Exhibition, que fascinam audiências com histórias envolventes, artefactos autênticos e peças excecionais. As exposições são apresentadas em museus, centros de exposições e outros espaços culturais a nível global. Mais informações em EMGroup.com.
