Amanhã, dia 23 de janeiro, pelas 16h15, a ZERO vai reunir com o Sr. Secretário de Estado do Ambiente, Dr. Emídio Sousa, para discussão da proposta apresentada ao Governo pela ZERO, visando reduzir em 3 anos a colocação de 1 milhão de resíduos urbanos em aterro e duplicar em 5 anos a taxa de reciclagem, de forma a fazer face à emergência ambiental decorrente do elevado grau de enchimento dos aterros, assim como as propostas da ZERO para a melhoria da recolha seletiva de frigoríficos.
Quanto aos resíduos urbanos, as propostas da ZERO permitem resultados mais rápidos e muito menos onerosos que a incineração, constituindo dois conjuntos de medidas:
- Desvio de 1 milhão de toneladas de RU de aterro em 3 anos, através das unidades de TMB:
- Requalificação das unidades de Tratamento Mecânico e Biológico (TMB) existentes, de forma a atingirem uma taxa de desvio de resíduos de aterro de, no mínimo, 50% e instalação de novas unidades de TMB em Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos que ainda não têm este tipo de unidades.
- Aumento da reciclagem, no mínimo para o dobro, através da implementação alargada de recolha seletiva com modelos de alta eficiência (até 5 anos):
- Implementação alargada da recolha seletiva com modelos de alta eficiência, com porta-a-porta e/ou contentores de proximidade com acesso condicionado, implementação de tarifários justos (PAYT), atualização dos regulamentos municipais e de implementação do Sistema de Depósito com Reembolso (SDR) para embalagens de bebidas.
No caso dos frigoríficos, a ZERO também apresentou duas propostas:
- Criação de incentivo financeiro para os consumidores que devolverem o frigorífico velho quando recebem o novo.
- Fiscalização da gestão das operações ilegais de gestão de frigoríficos em fim de vida, através de sistemas de GPS.
Mais informações sobre estes temas podem ser consultadas em: