Vem aí mais uma edição dos Verdes Solidários. Este Natal, mil e trinta famílias de Cascais vão receber alimentos biológicos locais doados
Dia 14 de dezembro, decorre mais uma doação de uma tonelada de legumes frescos e biológicos que será entregue a nove instituições de apoio alimentar do concelho para distribuírem pelas famílias carenciadas abrangidas do Cascais. As entregas irão decorrer, entre as 09h00 e as 11h00, em dois locais em simultâneo: na Sede do Estrelas do Guadiana em Tires e no Complexo Multiserviços da Adroana, com o apoio da comunidade das Terras de Cascais envolvendo horticultores, fruticultores e viticultores.
Também as escolas com as suas hortas e os colaboradores da Cascais Ambiente foram convidados a participar nesta ação, contribuindo com legumes biológicos e locais, para ajudar quem mais precisa.
“Acreditar que a alimentação saudável é um direito fundamental em todas as épocas do ano mantem esta tradição no nosso calendário. No Natal, o preço dos alimentos típicos da quadra sobe e é essencial encontrar formas de todos acederem a estes alimentos frescos. A cada ano, há mais espaços verdes e agrícolas em Cascais, numa aposta que o município faz nas práticas de agricultura regenerativa e sazonal, para fomentar os ciclos curtos que permitem levar os alimentos do campo até ao prato rapidamente, garantindo ótimos valores nutricionais,” refere Luís Almeida Capão, Diretor Municipal de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Cascais, sublinhando a importância desta iniciativa.
Os Verdes Solidários é uma iniciativa do município de Cascais, gerida pela Cascais Ambiente, responsável pela recolha de bens alimentares frescos provenientes, sobretudo, das hortas comunitárias do concelho, que reforça a produção e o consumo de alimentos biológicos, locais e sazonais. A comunidade das Terras de Cascais, cada horticultor, fruticultor e viticultor é convidado a doar um legumes biológicos e locais que serão distribuídos frescos à população carenciada, através das instituições de solidariedade social do concelho.
Desde a sua primeira edição, em 2016, já foram distribuídas cerca de 4,5 toneladas de legumes frescos e biológicos a mais de dezassete instituições de cariz social. Só em 2023 foram recolhidas e doadas 1,2 toneladas. Este ano, os estima-se superar estes números demonstrando o espírito de solidariedade e interajuda da comunidade em apoiar quem mais precisa. Para além dos horticultores comunitários, a participação para doação de bens alimentares alarga-se a toda a comunidade cascalense, que pode contribuir com o seu donativo de bens alimentares frescos.
A agricultura biológica e regenerativa tem vindo a ganhar destaque desde a criação da primeira horta comunitária em 2009. Atualmente, o programa Terras de Cascais engloba 32 hortas comunitárias, 5 pomares e 4 vinhas, num total de cerca de 765 parcelas atribuídas a munícipes. Para além dos espaços comunitários, existem também duas grandes hortas biológicas – a Horta da Quinta do Pisão, onde os visitantes podem colher os legumes, e a Horta do Brejo inserida no Estabelecimento Prisional de Tires, cultivada por mulheres ali reclusas. No total, as Terras de Cascais abrangem aproximadamente 10 hectares de terra cultivada, consolidando a região como referência na utilização eficiente das terras e na produção de alimentos saudáveis com iniciativas que envolvem a comunidade.
HORÁRIOS E LOCAIS DE ENTREGA
Receção das doações: 09h – 11h
Entrega das doações às instituições: 12h – 13h
São Domingos de Rana
Sede “Os Estrelas do Guadiana”
Associação Cultural e Recreativa dos Alentejanos Residentes em Tires
Av. Padre Agostinho Pereira da Silva
2785-630 São Domingos de Rana
Alcabideche
EMAC – Empresa Municipal de Ambiente de Cascais, E.M., S.A.
Complexo Multiserviços,
Estrada de Manique, nº 1830 Alcoitão,
2645-138 Alcabideche – Portugal
ORGANIZAÇÕES BENEFECIÁRIAS
Conferências Vicentinas Nossa Senhora de Fátima – Alvide: 42 famílias
AMI – Centro Porta Amiga: 105 famílias
Associação Juvenil Clube Gaivotas da Torre: 114 famílias
Conferências Vicentinas S. Nuno de Santa Maria – Cascais: 120 famílias
Conferências Vicentinas Sagrado Coração de Jesus – Bairro Cruz Vermelha: 68 famílias
Conferências Vicentinas Nossa Senhora da Paz – Adroana: 70 famílias
Conferências Vicentinas de São Domingos de Rana: 134 famílias
ARESC: 150 famílias
Centro Paroquial do Estoril: 227 famílias
Mais informações disponíveis em www.ambientecascais.pt